Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

"As nossas casinhas"



A "nossa" vila, mais propriamente o centro dela, denominado pelo centro de cascais apresenta caracteristicas algo diferentes do resto da vila. Um exemplo disto é o facto de a parte histórica e consequentemente com maior teor cultural estar presente no referido centro.

Esta introdução vem dar lugar a um "tema" - as típicas casas de cascais. A sua localização já foi antes descrita, no entanto nada se falou da sua história, dimensão ou importância. Estas "casinhas" são geralmente bastante pequenas em termos de largura, tem geralmente dois a três andares de altura e o seu comprimento/extensão diária muitas vezes não é tão pequena quanto aparenta. Estas casas eram e são conhecidas como as casas dos pescadores desde

a segunda metade do século XIX e hoje em dia são procuradas por muitos jovens solteiros que procuram sossego, proximidade do centro e claro do comboio. Estes jovens misturam-se com os muitos idosos residentes (antigos jovens pescadores).
 

Estas casas estão muito perto da praia dos pescadores, da marina e do comboio.

As ruas destas, são estreitas e sossegadas, no entanto já se faz sentir a presença de alguns carros, trazidos pelos jovens.

O problema existente nestas ruas é o facto de serem muito estreitas e os carros (que os jovens trazem) ocupam quase a largura total da rua. Pode-se então dizer que as ruas não acompanham a evolução e as diferenças que se fazem sentir na sociedade. Na nossa opinião, o que é entendido como um problema, para nós é como que uma qualidade, visto ser este o facto que torna estas ruas especiais. Assim felicitamos o facto desta zona não seguir a constante evolução urbana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


publicado por projectocascais às 11:05
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Ciclovia

. Condominios

. Quinta da Marinha

. Novos projectos

. "As nossas casinhas"

. Cascais Urbano - De 2000 ...

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

SAPO Blogs

.subscrever feeds