A "nossa" vila, mais propriamente o centro dela, denominado pelo centro de cascais apresenta caracteristicas algo diferentes do resto da vila. Um exemplo disto é o facto de a parte histórica e consequentemente com maior teor cultural estar presente no referido centro.
Esta introdução vem dar lugar a um "tema" - as típicas casas de cascais. A sua localização já foi antes descrita, no entanto nada se falou da sua história, dimensão ou importância. Estas "casinhas" são geralmente bastante pequenas em termos de largura, tem geralmente dois a três andares de altura e o seu comprimento/extensão diária muitas vezes não é tão pequena quanto aparenta. Estas casas eram e são conhecidas como as casas dos pescadores desde
a segunda metade do século XIX e hoje em dia são procuradas por muitos jovens solteiros que procuram sossego, proximidade do centro e claro do comboio. Estes jovens misturam-se com os muitos idosos residentes (antigos jovens pescadores).
Estas casas estão muito perto da praia dos pescadores, da marina e do comboio.
As ruas destas, são estreitas e sossegadas, no entanto já se faz sentir a presença de alguns carros, trazidos pelos jovens.
O problema existente nestas ruas é o facto de serem muito estreitas e os carros (que os jovens trazem) ocupam quase a largura total da rua. Pode-se então dizer que as ruas não acompanham a evolução e as diferenças que se fazem sentir na sociedade. Na nossa opinião, o que é entendido como um problema, para nós é como que uma qualidade, visto ser este o facto que torna estas ruas especiais. Assim felicitamos o facto desta zona não seguir a constante evolução urbana.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ciclovia
. Cascais Urbano - De 2000 ...